Blog

O painel de mensagem variável é um equipamento bastante usado no controle de tráfego urbano, principalmente nos incidentes de tráfego, como em obras de rua e manutenção viária. O objetivo é ser informativo, sempre instruindo sobre o uso consistente desse recurso.

O motorista está sujeito a situações variáveis no tráfego e direcioná-lo com mensagens orientativas, é mais do que necessário. Esse painel não é um instrumento de propaganda e sim de informação específica.
Como em todo local que necessita de sinalização viária, a credibilidade da mensagem que vai ser exibida é essencial. Se não há credibilidade, a mensagem com certeza será ignorada. Quando em operação, o painel não deve ter mensagens inúteis, incorretas ou superadas. Para que o uso desse produto seja efetivo, todas as mensagens devem obedecer alguns requisitos.
Entre eles estão, a necessidade de chamar a atenção do motorista, com clareza e simplicidade do texto. É preciso conquistar o respeito dos usuários e permitir um tempo de reação adequado para que o motorista consiga assimilar a ideia e tomar a precaução. O uso dessas mensagens deve ser consistente e quando não há necessidade de emergência o painel fica em situação “stand by”, sem exibir mensagem.
O tempo de leitura é o período de tempo que o motorista consegue ler a mensagem no painel de mensagem variável. Esse tempo de exposição é em um período curto e dependendo da velocidade máxima dos motoristas, a mensagem deve ser ajustada garantindo que o tempo de leitura seja menor que o tempo de exposição, para não atrapalhar o usuário.
Quando a mensagem requer mais de dois quadros, o que está escrito pode se tornar confusa devido à ordem em que os quadros são percebidos pelos motoristas. A mensagem deve ser modificada para caber em até dois quadros ou permitir mais tempo de leitura para o usuário decifrar o que está escrito.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios. *